segunda-feira, 1 de agosto de 2011

II CINEcasarinho




Filmes que não rolam no circuito comercial + bate-papo + acontecimentos fora do script são elementos essenciais do CINEcasarinho. Após a edição inaugural, o evento segue seu rumo e na próxima quinta-feira (4), a partir das 20 horas (na Fernando Machado, 480, Centro Histórico, Porto Alegre) traz duas animações com diferentes olhares sobre a realidade de mulheres do ocidente, do oriente médio e, também,  do sertão brasileiro.

A sessão do cineclube começará com a produção cearense Vida Maria (Marcio Ramos, 2006). O curta conta a história de Maria José, uma criança de 5 anos que é obrigada a largar os estudos para trabalhar. Enquanto a menina se dedica aos afazeres da casa, ela cresce, casa, envelhece e vê sua filha seguir a mesma trilha doméstica que ela. Realidade de grande parte das brasileiras, essa trajetória é contada com muita delicadeza ao longo de 9 minutos.

Depois, partimos para o longa Persépolis. A animação autobiográfica revela o mundo da iraniana Marjane Satrapi, que cresceu sonhando em ser a profetisa do futuro e salvar o mundo. Marji tem uma educação "meio de raiz, meio de esquerda" e acompanha as mudanças políticas e sociais do seu país. É com muito sofrimento que ela vai descobrindo as atrocidades praticadas pelo regime vigente. Aí vem a Revolução e (quem esperaria?), com ela, ainda mais censuras à liberdade. Toda em preto e branco e contada de trás para frente, a história é revelada como uma lembrança de Marji adulta.

Enfim, a sessão será imperdível =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário